Dicas e artigos  >  ABNT NBR 15.575 - Desempenho Estrutural - Parte 1

ABNT NBR 15.575 - Desempenho Estrutural - Parte 1

Pela melhoria na qualidade da Habitação

textos
textos

A NBR 15575 – Edificações Habitacionais – Desempenho, publicada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, estabelece parâmetros técnicos para vários requisitos importantes de uma edificação, como desempenho acústico, desempenho térmico, durabilidade, garantia e vida útil, e determina um nível mínimo obrigatório para cada um deles. As regras privilegiam os benefícios ao consumidor e dividem responsabilidades entre fabricantes, projetistas, construtores e usuários. A norma NBR 15575 diz que níveis de segurança, conforto e resistência devem proporcionar cada um dos sistemas que compõem um imóvel: estrutura, pisos, vedações, coberturas e instalações.

Conheça a partir de agora as principais exigências da norma no que tange ao desempenho dos sistemas de vedações verticais internas e externas com blocos cerâmicos (tijolos).

Todos estes requisitos são plenamente atendidos pelos produtos fabricados pela Cerâmica Roque.  A saber:

Parte 1:

 

Desempenho estrutural:  Resistência e capacidade de suporte de peças suspensas (presas à parede), como por exemplo: prateleiras, móveis, entre outros , além de redes de dormir.

As paredes da edificação habitacional, com ou sem função estrutural, sob a ação de cargas devidas a peças suspensas aplicada por meio de mãos-francesas padronizadas não podem apresentar fissuras, lascamentos ou rupturas, nem permitir o arrancamento dos dispositivos de fixação nem seu esmagamento. O método de ensaio compreende em instalar os dispositivos de fixação à parede, e em seguida, sejam exercidas carga na peça.

Falando de forma bem simples: É Imprescindível que a estrutura (parede) suporte plenamente o peso do elemento preso a ela, sem romper-se ou rachar.

Confira em nosso site o que mais diz a norma: Página: 45

http://www.ceramicaroque.com.br/web/arquivos/manual-nbr-15575.pdf