Dicas e artigos  >  CERÂMICA em 3D

CERÂMICA em 3D

CERÂMICA em 3D

CERÂMICA em 3D
CERÂMICA em 3D

O projeto visa superar as restrições da produção em massa padronizada da arquitetura atual.

 

Por ArchDaily – Imagens: Christian J.Lange

 

Desenvolvido por pesquisadores e estudantes da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Hong Kong e apoiado

pelo Grupo Sino, o Pavilhão de Constelação de Cerâmica foi construído sobre uma estrutura de madeira que suporta uma série de "paredes" formadas por cerca de 2.000 tijolos de argila. Cada uma das peças é única e foi fabricada usando tecnologia robótica e impressão 3D, permitindo gerar diferentes tipos de transparência e opacidade em suas faces.

 

A iniciativa da pesquisa que apoia artes, culturas e tecnologia pretende fomentar a conscientização cultural de novas tecnologias para o ambiente construído. Em um contexto que foi amplamente moldado pela padronização e produção em massa, o projeto busca superar as restrições da produção arquitetônica atual por meio da introdução de uma estrutura feita inteiramente de componentes não padronizados.

 

 

Este workshop inaugural da "Série de Arquitetura Robótica do Grupo Sino"

utilizou argila para testar as possibilidades e limites dentro da fabricação robótica e para revitalizar um

sistema material que tem uma tradição significativa na Ásia.

 

Partindo de tradicionais pontes de tijolo, o projeto de 3,8 m de altura articula uma estrutura composta de suporte de carga com madeira - onde cada um dos tijolos impressos em 3D permitem graus variados de transparência, mudanças morfológicas e novas experiências.

 

Cerca de 700 kg de argila foram impressas durante um período de 3 semanas em tijolos individuais que foram então queimados a 1025 graus Celsius. Com 2-3 minutos de tempo médio de impressão para cada tijolo, o pavilhão é-um dos primeiros do tipo no mundo que incorpora este sistema de material específico. O projeto está em exibição no campus da Universidade de Hong Kong.

 

Fonte: Revista Anicer Ed.115