Dicas e artigos  >  COMO EVITAR O DESPERDÍCIO NO CANTEIRO DE OBRAS?

COMO EVITAR O DESPERDÍCIO NO CANTEIRO DE OBRAS?

COMO EVITAR O DESPERDÍCIO NO CANTEIRO DE OBRAS?
COMO EVITAR O DESPERDÍCIO NO CANTEIRO DE OBRAS?

 

Veja algumas dicas importantes para evitar desperdícios no canteiro de obras da construção civil e ainda melhorar sua produtividade.

O desperdício no canteiro de obras é um assunto muito debatido nas empresas de construção civil. Como evitá-lo? A principal causa do desperdício é a falta de organização e controle sobre os insumos da obra.

Confira algumas dicas que irão lhe ajudar a realizar uma gestão mais eficiente do seu canteiro de obras!

Conhecer a demanda do seu projeto é muito importante, por isso, consulte constantemente o orçamento e o planejamento de compras para evitar compras em duplicidade.

  • ·         Confira os materiais na hora do recebimento. E no caso de produtos danificados ou incorretos, solicite a devolução ou a troca imediatamente.
  • ·         Mantenha um estoque adequado, com uma quantidade mínima de materiais utilizados constantemente na obra, por exemplo: areia, cimento e cal.
  • ·         Relatórios constantes ajudam a conferir os produtos disponíveis e averiguar se os dados registrados estão de acordo com a realidade da sua obra.
  • ·         A tecnologia pode lhe ajudar. Hoje existem sistemas e aplicativos para celular/tablet, que acompanham o trabalho no canteiro de obras e na administração, assim é possível ter acesso aos dados de consumo em tempo real.
  • ·         Faça uso do BIM, (Building Information Modeling). A Cerâmica ROQUE disponibiliza todos os seus produtos em um banco de dados armazenados dentro de arquivo BIM, para permitir a simulação da edificação e entender seu comportamento antes da construção real ter sido iniciada. Junto a este banco de dados estão disponíveis informações relacionada à Norma de Desempenho NBR 15.575 de todas as linhas da empresa. Este programa também permite que se calcule a quantidade certa de blocos necessários para toda a obra, que é um grande benefício e que acaba diminuindo custos da obra e evitando o desperdício de material.

 Adotando hábitos como esses, aliados à organização e uma equipe capacitada e bem orientada você garantirá uma obra com muito menos desperdício e resultados satisfatórios!

 

Fontes : Blog da Liga e Tecnologia BIM