Dicas e artigos  >  Construção Sustentável...

Construção Sustentável...

textos
textos

A construção com tijolos de cerâmica está sendo cada vez mais reconhecida como um componente vital da construção verde na busca contínua de encontrar soluções para melhorar o meio ambiente. Precisamos pensar sobre o nosso futuro e o impacto que causamos no mundo ao nosso redor. O tijolo cerâmico é uma ótima alternativa para ajudar a eliminar ou reduzir significativamente os impactos adversos do desenvolvimento sobre o meio ambiente e seus ocupantes.

Estas são as palavras de Musa Shangase, diretor comercial da fabricante de tijolos da África do Sul, Corobrik, que acrescenta que há uma abundância de pesquisas locais e internacionais para apoiar essa premissa. "Edifícios verdes compartilham uma série de atributos positivos com alvenaria de tijolo de barro", disse ele. "Possivelmente, o mais significativo deles é o desempenho térmico superior".

A construção de alvenaria tem alta massa térmica inerente. Isso permite que um prédio armazene calor e permaneça mais frio por mais tempo que as estruturas leves. Ele lida eficientemente com extremos de temperatura no verão e no inverno, de modo que, independentemente de quão quente fique fora durante o dia ou de quanto mais frio fique dentro de casa à noite, o interior permanece confortável".

"Isso leva a menores custos operacionais do ciclo de vida, além de ser eficiente em termos energéticos, eficiente em termos de recursos e ambientalmente responsável", disse ele. Shangase citou o Britten Pears Archive, em Suffolk, Inglaterra, como um excelente exemplo de um prédio verde que ganhou vários prêmios de arquitetura, incluindo o Civic Trust Award por arquitetura sustentável por sua capacidade de proteger e preservar a frágil coleção que celebra o trabalho do arquiteto, sem usar controle mecânico de temperatura.

Um estudo de caso preparado pela Associação de Desenvolvimento de Tijolo do Reino Unido disse que o objetivo dos arquitetos e engenheiros era criar um arquivo passivo onde o ambiente interno era controlado com o mínimo de energia. Como a estrutura exigia boa blindagem térmica, eles achavam que o tijolo oferecia a solução ideal. Paredes de tijolo bem isoladas desempenham um papel importante na moderação da temperatura, bem como a relativa entre o ambiente externo e os objetos valiosos no interior do edifício.

Os benefícios térmicos dos tijolos de barro também são de grande valor no contexto sul-africano, com suas condições climáticas extremas, disse Shangase, mas o tijolo de barro tem muitos outros benefícios que sustentam suas credenciais de construção ecológica. "Sua densidade de material fornece uma barreira de som natural, facilitando ambientes internos silenciosos e suas propriedades minerais impedem a liberação de compostos orgânicos voláteis (COVs) em níveis que podem afetar a qualidade do ar interno".

"Eles também facilitam a absorção e liberação de umidade do ar para ajudar a manter a umidade dentro de um nível de 40 a 60 por cento para uma vida saudável. Isso, por sua vez, promove conforto, bem-estar e produtividade". Ele concluiu: "Não há dúvida de que os tijolos de barro oferecem integridade estrutural duradoura, criando edifícios duráveis e seguros em linha com a tendência contínua de um ambiente construído mais responsável e sustentável".

Fonte: Revista Anicer