Dicas e artigos  >  Proposta dos 8Is para melhoria contínua

Proposta dos 8Is para melhoria contínua

A Roda da Melhoria se baseia nos oito conceitos básicos para conduzir a evolução contínua

Proposta dos 8Is para melhoria contínua
Proposta dos 8Is para melhoria contínua

Impulsionar continuamente a sua vida pessoal, bem como do próprio trabalho e de seus colaboradores é a proposta dos 8ls. Conforme o engenheiro, mestre em es estatística e autor do livro A Roda de melhoria: Como utilizar os 8ls e iniciar o processo de melhoria contínua, Victor Mirshawka, a ideia da roda de melhoria é transformar a pessoa em S8, ou seja, "que domine os oito conceitos básicos que lhe permitirão ter evolução constante, tanto na vida particular como em seu trabalho na empresa".

 

Para isso, conforme Mirshawka, a primeira atitude que a pessoa deve ter é iniciativa. "Este primeiro I é o traço de caráter que leva alguém a empreender alguma coisa ou tomar decisões por conta própria, provenientes de uma motivação intrínseca. Quem tem iniciativa, demonstra claramente uma disposição natural para introduzir, para inicializar ações, está pronto e entusiasma do para conceber e executar antes que os outros", revelou.

Depois de obter informações, começa-se a ter ideias. E nesse conceito muitas ideias podem surgir, conforme Mirshawka. "A ideia significa que se tem opinião pensada, que se tem noção e que se está inclusive a fantasiar e, a partir daí, ir para a descoberta", disse. Depois se ter muitas ideias, tem-se o processo de transformá-las em Inovação, o quarto I da roda de melhoria.

A iniciativa fica evidenciada quando, por conta própria, se está motivado a buscar coisas novas e, nesse sentido, a pessoa é ávida por informações, conforme o autor do livro A Roda de melhoria: Como utilizar os 8ls e iniciar o processo de melhoria contínua. Ainda segundo ele, mais que obter informações as pessoas precisam, a partir delas, saber construir conhecimento. "Por tanto, a ideia de se tomar iniciativa, de obter informações, não é apenas com a finalidade de se esclarecer e se posicionar, mas sim de se educar e, dessa maneira, estar apto a romper paradigmas", completou.

Seja qual for o tipo de inovação, a introdução de algo novo exige muita perseverança, denodada persistência e muita Insistência, de acordo com Mirshawka. "Não foram poucos os casos em que as inovações fracassaram, pois não houve a dedicação, o empenho, o cuidado e a insistência necessária para que se transformassem em sucesso".

Depois deste vem o I chamado integração. Sobre este, Mirshawka explicou que é evidenciado no excelente trabalho de equipe quando se nota que todos estão cientes de como devem proceder para, por exemplo promover a transição para uma nova condição ou status quo.

"Para alcançar a integração é preciso formar um todo coerente e, entre os mecanismos que devem ser usados para alcançar isso, deve-se incluir a liderança, as políticas e os valores organizacionais, a tomada de decisão por consenso e o controle por coordenação".

Só quando existe a integração, é que a implementação - sétimo I - se torna mais fácil, conforme o autor do livro A Roda de melhoria: Como utilizar os 8ls e iniciar o pro cesso de melhoria contínua. "Implementar significa promover o desenvolvimento, por em execução na prática ou implantar a mu dança pretendida", explicou.

O último l é o da Introspecção. "Quem faz a Introspecção busca indagar sobre o que existe; sonda a validade do que está sendo feito; penetra nos detalhes e muitas vezes conclui que é necessário promover uma nova mudança, quando aí então toma iniciativa de buscar novas informações que Lhe permitam gerar novas ideias que o conduzam a algum tipo de inovação, a qual, sem demasiada insistência (influência), possa ser aceita por alguns (geralmente os mais importantes da hierarquia empresarial), para daí integrar a novidade entre todos envolvidos e ter um apoio para implementação e, uma vez, concretizado a mesma, já se preparar para uma nova introspecção", explicou.

"É assim que se consegue girar a roda de melhoria, (a espiral da evolução), baseando-se nos 8Is. Todo aquele que se tornar um S8 terá grande habilidade de girar veloz mente essa roda e estará de acordo com os requisitos do século 21, no qual rapidez será um dos atributos mais valorizados, desde que não seja confundida com afobação ou pressa em rumo", finalizou Mirshawka. NC"

Galeria de fotos

Livro de Mirshawka
Livro de Mirshawka

Livro de Mirshawka tem como objetivo capacitar o leitor a promover uma evolução constante