Dicas e artigos  >  VERMELHO à vista...

VERMELHO à vista...

textos
textos

Tijolos cerâmicos inteiramente à vista criam um design funcional e estiloso em Ateliê fotográfico

Por Juliana Meneses sob supervisão de Manu Souza | Imagens: (Foto: Rafael Gamo/ Designboom/ Reprodução)

 

O Iturbide Studio, da fotógrafa Graciela Iturbide, localizado no México, conta com um projeto estrutural totalmente pensado para dar visibilidade ao material cerâmico.

Os arquitetos Mauricio Rocha e Gabriela Carrillo, do escritório Taller, escolheram a criação de um desenho arquitetônico inovador que além de dar um aspecto acolhedor, também fosse ideal para favorecer a ventilação em todos os cômodos do estúdio.

Com a utilização de tijolos cerâmicos, o projeto adquiriu uma aparência que só esse material consegue dar, imprimindo classe e aconchego. Com um pátio de paredes vazadas e estruturas que alternam tijolos horizontais e verticais, a circulação de ar foi facilitada, além de melhorar a luminosidade.

O Ateliê possui dois andares que são integrados por um pátio e que apresentam paredes altas. A luz natural foi valorizada no projeto em todos os cômodos. Foram utilizados tons de marrom para o interior do ambiente e um teto todo em madeira, harmonizando com os tijolinhos.

Em seu interior, os cômodos são conectados, proporcionando uma sensação de mais espaço, assim como a utilização de largas janelas e portas de correr, todas em vidro.

Na decoração, foram usadas muitas plantas, que ornam bem com o tom terroso do material cerâmico, trazendo uma composição agradável e confortável.