Responsabilidade Ambiental

Responsabilidade Ambiental
Responsabilidade Ambiental
  • Política ambiental de planejamento, recuperação, reestruturação e preservação das áreas próprias de extração de argila, que permite obtenção da matéria-prima com mais responsabilidade e consciência.
  • A matéria-prima utilizada no abastecimento dos fornos para a cozedura dos produtos, é a serragem - resíduos de indústrias moveleiras - que são reaproveitados na Cerâmica Roque para queima, objetivando a redução dos resíduos e consequentemente contribuindo e preservando o meio ambiente.
  • Possui sistema de reaproveitamento do calor dos fornos nas câmaras de secagem, através de tubulação, viabilizando uma secagem sustentável.
  • Programa de reuso de água no processo produtivo, além de propiciar grande estocagem de águas provenientes das chuvas por possuir um parque industrial com cobertura estruturada.
  • A implementação de iniciativas de reflorestamento e de limpeza de manchas florestais com vista a compensar as emissões geradas são um dos principais desafios da empresa. Através das práticas implementadas de gestão sustentável de floresta, a empresa contribui para a mitigação de dióxido de carbono para a atmosfera, conservação dos solos e recursos hídricos, bem como a prevenção de emissões na fonte.
  • Todos os produtos são 100% recicláveis e reaproveitáveis, permitindo que as peças de argila danificadas sejam recicladas e incorporadas como inertes em novos materiais e soluções de construção, obtendo assim um impacto ambiental nulo.
  • A Cerâmica Roque preocupa-se em reduzir ao máximo todos os resíduos produzidos, assim, os resíduos provenientes do processo produtivo são reintroduzidos no sistema permitindo um total reaproveitamento, sem comprometer a qualidade final dos produtos acabados.