Dicas e artigos  >  Qualidade do produto em destaque

Qualidade do produto em destaque

Qualidade do produto em destaque
Qualidade do produto em destaque

De acordo com a 9ª edição da pesquisa ‘O Impacto da Pandemia de Coronavírus’, elaborada pelo Sebrae, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o setor da construção foi um dos cinco segmentos que menos apresentaram queda de faturamento no ano de 2020 (30%).

O estudo mostrou ainda que a Construção Civil foi o setor que mais gerou empregos, 136,5 mil empregos, o que representa 46,6% do total de vagas criadas pelas micro e pequenas empresas no ano passado. A Câmara Brasileira da Construção Civil (Cbic) aposta em um crescimento de 4% no PIB do setor em 2021, o que significa a geração de 200 mil novos empregos. Essa expectativa acompanha a projeção de alta dos lançamentos imobiliários entre 15% e 20% em comparação com 2020.

A exigência crescente do mercado e o aumento da competitividade impulsionaram a implantação de programas de qualidade e produtividade no setor da construção civil. Além disso, os consumidores estão atentos ao seu direito de exigir a qualidade dos produtos e serviços do setor da construção, utilizando seu poder de compra ao dar preferência às empresas que tenham compromisso com os sistemas de qualidade do PBQP-H.

Porta-voz da indústria de cerâmica vermelha, a Anicer mantém dois PSQs no Sistema de Qualificação de Empresas de Materiais, Componentes e Sistemas Construtivos (SiMaC): de blocos (desde 2005) e o de telhas (2008). São programas de caráter voluntário, de abrangência nacional, responsáveis pelo combate a não conformidade às normas técnicas na fabricação, importação e distribuição de blocos e telhas cerâmicas, que contribuem para a isonomia competitiva do setor, evitando práticas desleais de concorrência e abuso de poder econômico.

O objetivo dos programas é avaliar a qualidade e monitorar a produção desses produtos cerâmicos, de forma que atendam as premissas e portarias do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H), do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). O programa se propõe a organizar o setor da construção civil em torno da melhoria da qualidade e da modernização produtiva, gerando um ambiente de isonomia competitiva.

Empresas qualificadas pelo PSQ se destacam frente ao mercado, mostrando aos clientes que o produto que entregam são de alta qualidade, o que gera grande credibilidade e confiabilidade.

Vale lembrar que os produtos da Cerâmica Roque contam com o certificado de Qualidade atestado pelo PSQ.  Presta atenção na hora de escolher os produtos para sua obra. Não se deixe levar apenas pelo preço baixo. Desconfie de ofertas muito mirabolantes e não caia em golpes, nem compre produtos de qualidade duvidosa.

Fonte de dados para este artigo: Intervalo Cerâmico (Anicer)