Dicas e artigos  >  Vantagens da cerâmica nas construções...

Vantagens da cerâmica nas construções...

textos
textos

A Revista NovaCer mostrou por meio desta reportagem como as cerâmicas vermelhas saem na frente quando o assunto é alta resistência, durabilidade e conforto térmico e acústico.

 

 

Comparando os materiais disponíveis no mercado hoje, conforme o consultor em cerâmica Vitor Nandi, as cerâmicas vermelhas apresentam maior facilidade de manuseio com melhores acabamentos e possuem menor absorção de água, diminuindo infiltrações. "As paredes de concreto, por exemplo, são mais frias e tendem a molhar mais em tempo de chuvas, nesse caso, é preciso ter cuidado redobrado com a impermeabilização para não ter paredes descascadas com o passar do tempo", contou.

Para Nandi, os tijolos cerâmicos possuem isolamento térmico e acústico melhor que os blocos de concreto e sua resistência mecânica é superior em relação a outros tipos comuns de materiais usualmente utilizados. "Além disso, possui facilidade de manuseio e assentamento, bem como, maior resistência ao fogo devido ao seu processo de fabricação que, por sofrer sinterização em temperaturas que oscilam entre 800 a 950°C, são inertes até esta faixa de calor. Sua absorção d’água baixa favorece maior vida útil e menor proliferação de sais solúveis em sua superfície, isso também favorece na diminuição de micro-organismos. Em alguns casos podem ter formas geométricas que facilitam e melhoram seu efeito estético", relatou.

Segundo a técnica em cerâmica, Monica Chiusano Cocchi, os blocos cerâmicos têm maior produtividade, pois são produtos 40 mais leves e consomem menos argamassas de assentamento e reboco. "Os tijolos ou blocos cerâmicos são divididos em duas categorias: estruturais e de vedação Além de proporcionar conforto térmico e acústico, é preciso cuidado na escolha do produto, materiais com melhor qualidade, menor desperdício, Os blocos cerâmicos estruturais, por exemplo, chegam a uma economia de 30 no final da obra e acelera a construção das paredes", disse.

"As principais características dos produtos cerâmicos estão em sua absorção d’água, que está entre 8 e 22; em sua resistência que, para os blocos de vedação, estão superior a 1,5 MPa e, para os blocos estruturais, 3,0 Mpa; em sua condutividade térmica que é baixa (- 1,10 W/m°C), em sua estabilidade dimensional que, por norma, oscila em no máximo 3 mm; e em sua resistência ao fogo, que é muito maior em relação a outros produtos, já que em seu processo passa por uma etapa de sinterização em temperaturas usualmente maiores que 800°C", disse Nandi.

"São peças de preço relativamente baixo e que em sua grande maioria melhor atendem as expectativas dos clientes consumidores’.